quarta-feira, 4 de abril de 2018

Diagnóstico

Caso suspeite de que você, ou alguém que você conheça, está tendo um AVC, um diagnóstico caseiro pode ser feito no ato para verificar se o caso é o acidente vascular ou não. Esse diagnóstico se chama FAST (do inglês: face (rosto), arms (braços), speech (fala) e time (tempo) e é um teste eficaz, pois 9 em cada 10 casos de AVC podem ser identificados apenas com esse teste.
  • Rosto: Peça à pessoa para sorrir. Um dos lados do rosto está com aspecto “tombado”?
  • Braços: Peça à pessoa para levantar ambos os braços. Um dos braços insiste em ficar mais baixo ou é incapaz de se levantar?
  • Fala: Peça à pessoa para dizer uma frase bem simples. Ela está falando de forma estranha ou arrastada?
  • Tempo: Se observar qualquer um desses sinais, chame imediatamente uma ambulância e fique no aguardo do atendimento médico. Lembre-se: o tempo, nesse caso, é fundamental.
Após chegar ao hospital, o médico – que poderá ser um médico de emergência (clínico geral), um neurologista ou um neurocirurgião – irá realizar uma bateria de exames em você, a fim de descobrir exatamente o que causou o AVC. A realização desse procedimento é muito importante, pois só assim o tratamento mais eficaz poderá ser indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário